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Motor trifásico e motor monofásico. Como funciona?

13 de agosto de 2015 | Categoria: Noticias

Olá, tudo bem?

 

Hoje veremos um pouco mais sobre motores de indução. Falaremos sobre motor de indução trifásico e monofásico, assunto necessário para aprofundarmos no que veremos adiante.

Comecemos pelo motor trifásico. Este motor não necessita de circuito auxiliar para começar a girar, pois apresenta um conjunto de partida, força de arranque, elevado. O motor de indução trifásico cria um campo magnético girante por causa dos 120° de defasagem existentes entre as 3 fases, como mostra as figuras abaixo. Cada fase é representada por uma cor de fio.

 

Os motores trifásicos tem grandes faixas de potência. Já os motores monofásicos normalmente são fabricados até  12,5CV e são comumente maiores e mais pesados que os trifásicos, considerando a mesma potência.

Apesar de consumirem um pouco mais de energia que os trifásicos, os modelos monofásicos tem facilidade de ligação, o que os torna apropriados para uso doméstico, rural e para o comércio, lugares onde a instalação elétrica geralmente é monofásica.

Os motores de indução monofásico precisam implementar outras soluções para conseguir tornar o campo girante. Por serem alimentados apenas com uma fase, os campos induzidos do rotor estão alinhados com os do estator, o que impede a criação de um conjugado de partida. Ou seja, precisam de auxílio para arrancar. Daí entra o circuito auxiliar para criar um campo magnético defasado em relação a alimentação, o que virtualmente transforma o motor em bifásico. Após iniciar a rotação, o circuito de arranque é desligado e o  rotor continuará girando.

Alguns circuitos auxiliares de partida podem implicar num surto inicial de corrente 5 a 10 vezes maior que a corrente nominal do motor. É por isso que ao ligar um motor monofásico ocorre um “tranco” inicial na luz. Isso obriga a prever na instalação o excesso momentâneo  de corrente, para evitar desligamentos indevidos dos disjuntores de proteção.

Os motores monofásicos podem ser classificados em 2 grandes grupos. No primeiro a defasagem é conseguida através de alterações elétricas no percurso do sinal de alimentação e por uma disposição bem específica das bobinas. São motores de 2 enrolamentos, principal e auxiliar. Estão exemplificados nas figuras abaixo:

 

No segundo grupo, a fase da corrente é modificada através de alterações construtivas do polo do motor. São os motores de polos sombreados.

Em motores com enrolamento auxiliar, o campo magnético girante é criado posicionando os enrolamentos no estator, deslocados 90° um do outro, alimentando um deles com alguma defasagem de corrente. Há diversas formas de fazer isso: com o motor de fase dividida, motor com capacitor de partida, motor com capacitor permanente e motor com capacitor permanente e de partida.

Mais tarde falaremos sobre estes motores. Continue nos acompanhando.

 Alguma sugestão sobre temas que gostaria de saber dentro da área de motores elétricos e seus componentes? Envie-nos, quem sabe podemos ajuda-lo a aprender mais.

Grande abraço da Equipe Iltec


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